Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Operação U2: “Boy” foi o primeiro

O álbum de estreia dos U2 tem uma das capas mais icónica da história da banda e inclui o clássico ‘I Will Follow’

Depois de um EP, “U2-3”, editado apenas na Irlanda em 1979 e dois singles que passaram praticamente despercebidos – ‘Another Day’ e ’11 O’Clock Tick Tock’ –, os U2 estrearam-se nos registos longa-duração com “Boy” a 20 de outubro de 1980. Produzido por Steve Lillywhite, o álbum trazia 11 canções embrulhadas numa das capas mais icónicas da discografia da banda irlandesa.

Foi o primeiro disco de Bono e companhia a sair com o selo da Island Records, tendo sido gravado nos Windmill Lane Studios, em Dublin, entre julho e setembro. A edição original de “Boy” vendeu quase 200 mil exemplares, mas em agosto de 2017 o número ascendia a mais de 3 milhões e 500 mil cópias em todo o mundo. ‘I Will Follow’, segundo single, passou em rádios dos dois lados do Atlântico e continua a marcar presença nos alinhamentos de concertos da banda até hoje.

“Boy” foi reeditado, em 2008, numa versão remasterizada. O disco regressou às lojas em três formatos: CD simples com um booklet de 16 páginas que incluía fotos inéditas, as letras das canções; versão de luxo, que incluía um segundo disco com lados b, temas ao vivo e raridades, bem como um booklet com 32 páginas; e em vinil.