Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

U2

Getty Images

Operação U2: A primeira vitória foi um concurso de talentos

O nome U2 era ainda bem recente quando o quarteto de Dublin levou para casa um prémio de 500 libras e a hipótese de ir para estúdio gravar uma maqueta

O mês de março de 1978 foi decisivo na carreira dos U2: mudaram definitivamente de nome, perderam um elemento e ganharam um concurso de talentos. Bono, The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen Jr. participaram na competição patrocinada pela marca de cerveja irlandesa Harp Lager e o jornal Evening Press no Savoy Cinema, em Limerick, e saíram do espaço com um troféu, um prémio de 500 libras e a hipótese de ir para estúdio gravar uma maqueta que seria depois escutada pela editora CBS Ireland.

No livro “U2 by U2”, Clayton recorda: “o ponto exato em que nos tornámos U2 foi um concurso de talentos em Limerick no Dia de São Patrício, em março de 1978 (…) Tínhamo-nos inscrito como The Hype mas apercebemo-nos de que, se ganhássemos, ficaríamos presos a The Hype. Portanto, tivemos de mudar de nome antes da competição”. A maqueta foi gravada nos Keystone Studios, em Dublin, no mês seguinte, mas, alegadamente, a banda estava tão nervosa que o resultado não terá sido o melhor.