Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Netta, vencedora do Festival da Eurovisão 2018

Getty Images

Eurovisão: Júri de Portugal deu 1 ponto à canção de Israel, que venceu o festival

O júri de Portugal atribuiu apenas um ponto à canção de Israel, que venceu no sábado à noite o Festival Eurovisão da Canção, numa edição em que os telespectadores e os júris nacionais não concordaram sobre quem deveria triunfar

O júri de Portugal deu apenas um ponto à canção de Israel, preferindo atribuir a pontuação máxima, 12 pontos, à Estónia, que terminou em oitavo lugar.

Israel acabaria por vencer pela quarta vez o Festival Eurovisão da Canção, realizado este ano na Altice Arena, em Lisboa, seguida do Chipre e da Áustria. Portugal, com o tema "O Jardim", interpretado por Cláudia Pascoal e escrito por Isaura, ficou em último lugar.

Ao contrário do que sucedeu em 2017, quando Salvador Sobral venceu o concurso, alcançando o primeiro lugar entre público e júris nacionais, no sábado à noite a decisão não foi unânime.

A canção da Áustria liderava a tabela de pontuação após a votação dos júris nacionais, com 271 pontos, enquanto a de Israel era terceira, com 212 pontos, e a do Chipre 5.ª, com 183 pontos.

Na votação do público, a canção de Israel, "Toy", interpretada por Netta, foi a mais votada, com 317 pontos, suficientes para vencer. A canção do Chipre foi a segunda mais votada pelos telespectadores e o tema da Áustria não foi além da 13.ª posição nesta votação, caindo, no final, para o terceiro posto.