Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

U2

Getty Images

Como será a nova digressão dos U2, que passará por Lisboa

Arranca esta quarta-feira a digressão em torno de Songs of Experience

É já esta quarta-feira que os U2 pisarão novamente os palcos, para dar início à digressão em torno de Songs of Experience, o seu novo álbum.

O tiro de partida será dado no BOK Center, em Tulsa (no estado norte-americano do Oklahoma), e sucede a meses de ensaios e à celebração dos 30 anos de The Joshua Tree.

A digressão promete algumas novidades, mesmo que a nível de palco não existam grandes diferenças em relação à Innocence + Experience Tour, a digressão anterior.

Haverá, isso sim, um bónus para quem tenha a aplicação U2 Experience nos seus smartphones: a possibilidade de, no início dos espetáculos, ter acesso a uma experiência de "realidade aumentada".

Segundo o diretor de palco dos U2, Willie Williams, a ideia principal é a de contar uma história inteiramente nova em relação à digressão anterior, conforme explicou à revista Rolling Stone.

"Preservámos aquilo a que chamamos de Innocence Suite, que é o coração da história, mas cerca de 75% do espetáculo é novo", disse.

Em relação à secção de realidade aumentada, que também fará parte dessa narrativa, Williams explicou que partiu da ideia de que, hoje em dia, muitas pessoas não tiram os olhos dos seus telemóveis.

"Quisemos transformar isso numa experiência que partilhas com milhares de outras pessoas ao mesmo tempo", contou. "E é meio uma piada, que haja uma parte do espetáculo que só se consiga ver através do telemóvel".

Os alinhamentos dos concertos, como a narrativa, serão também quase sempre novos. "Se uma canção lá está, é porque faz parte da narrativa", disse. Uma narrativa que os fãs portugueses poderão acompanhar a 16 e 17 de setembro, quando os U2 pisarem o palco da Altice Arena, em Lisboa, para dois concertos já esgotados.