Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Rock in Rio-Lisboa

Rita Carmo

Quem vai à frente na “Maratona dos Festivais de Verão” em Portugal?

Um ranking do desempenho mediático dos doze principais festivais em Portugal desde setembro de 2017 até agora

O Rock in Rio foi o festival com melhor desempenho mediático nos órgãos de comunicação social portugueses, entre setembro de 2017 e março de 2018, e lidera a “Maratona dos Festivais de Verão”, um ranking criado pela Cision.

De acordo com esta empresa de serviços de media intelligence, o sucesso do festival lisboeta deriva do tempo de exposição que obteve nas rádios e televisões nacionais: quase oito horas nos últimos sete meses. Em relação ao número de notícias, o festival foi citado em 2501 artigos nos meios impressos e online.

No segundo lugar deste ranking Cision aparece o NOS Alive, seguido do Super Bock Super Rock, que encerra o pódio. Vodafone Paredes de Coura e MEO Sudoeste fecham o top 5. Veja aqui a classificação:

A maioria das notícias veiculadas neste período esteve relacionada com anúncio das bandas e artistas que vão atuar nos eventos. Nomes como Muse, Bruno Mars, The Killers, James e Katy Perry geraram maior exposição mediática ao Rock in Rio. Pearl Jam foi o nome forte do NOS Alive, mas também Arctic Monkeys, Queens of the Stone Age e Franz Ferdinand geraram bons resultados.

Ao longo deste período de outono e inverno, foram publicadas 12497 sobre os principais festivais de verão. Janeiro foi o mês com mais artigos: 2458.

A “Maratona dos Festivais de Verão – Ranking Cision” é um estudo realizado de forma continuada pela Cision, que analisa a evolução do mediatismo comparado de diversos festivais de música realizados em Portugal, ao longo dos meses, até ao final do verão. "Considera-se o número de notícias identificadas, o espaço ou tempo de antena ocupado, as oportunidades de visualização tendo em conta as audiências alcançadas e o valor do espaço editorial contabilizado em função das tabelas de publicidade de cada órgão de comunicação social", pode ler-se na nota explicativa. O estudo incide sobre todas as notícias referentes aos diferentes festivais, veiculadas no espaço editorial português, em mais de dois mil meios de comunicação social (televisão, rádio, online e imprensa).