Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Quem era o homem misterioso na capa de um dos discos mais famosos dos Beatles?

Durante muito tempo não se soube quem seria o homem presente numa das capas mais icónicas da história do rock

Abbey Road, editado em 1969, depressa se tornou num dos álbuns mais celebrados da carreira dos Beatles. E é, também, dono de uma das capas mais icónicas da história do rock - amplamente parodiada e emulada por milhares de fãs, ao longo das décadas subsequentes.

No entanto, durante muito tempo se questionou quem seria o homem que surge na fotografia que se tornou capa, parado na rua, a alguma distância dos quatro membros dos Beatles.

Muitos disseram ser eles próprios, mas a identidade do homem acabou por ser descoberta: trata-se de Paul Cole, um turista norte-americano que acabou por ser fotografado, juntamente com os Beatles, por puro acidente.

Cole, entretanto falecido, explicou ao jornal britânico The Mirror que a fotografia aconteceu puramente por acaso, enquanto esperava pela sua mulher. "Disse-lhe que estava farto de ver museus e que ia esperar por ela na rua", contou, à altura.

"Olhei para o lado, e vi quatro tipos a caminhar em fila indiana, como um bando de patos. Pensei que eram maluquinhos, porque tinham um ar bastante radical para aquela altura".

Quando viu a capa de Abbey Road, mais tarde, Paul Cole não escondeu o choque. "Reconheci-me imediatamente", contou. "Disse aos meus filhos que conseguiriam ver-me [na capa] se usassem uma lupa".