Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

"Casa de Papel"

“Casa de Papel”: que fado é este que brilha na série de TV do momento?

Série de crime espanhola usou tema de uma fadista de Setúbal no início de um episódio

"Casa de Papel", uma das séries do momento, utiliza 'Fado Boémio e Vadio' para musicar o início do quinto episódio da primeira temporada. O fado é interpretado por Piedade Fernandes, fadista de Setúbal que, em declarações ao jornal i, assumiu que não conhecia a série nem sabia que o tema que gravou integrava a sua banda sonora.

Apesar de se dizer orgulhosa - "de todas as canções, é a que mais dá nas vistas" -, a fadista não recebeu qualquer remuneração porque, quando gravou o fado, em 1996, prescindiu dos direitos de autor. A música é de Nuno Nazareth Fernandes e a letra de Henrique Amoroso, tendo a artista sido paga como intérprete e assinado um documento a prescindir dos direitos.

Segundo Piedade Fernandes, que é fadista há mais de 25 anos e já participou no Festival da Canção, os direitos estão com a Universal, editora com a qual diz querer falar para regravar o álbum: "não estou a receber nada! Já falei com a Gestão dos Direitos dos Artistas". 'Fado Boémio e Vadio' também já foi utilizado em diversas novelas e séries portuguesas. Ouça abaixo.