Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Nick Cave

Getty Images

NOS Primavera Sound revela cartaz esta quinta-feira. Que nomes do “irmão” de Barcelona tocarão também no Porto?

Festival do Porto anuncia o seu cartaz a 8 de fevereiro e nós fizemos as contas

O NOS Primavera Sound revelará esta quinta-feira o seu cartaz para a edição de 2018, que decorre de 7 a 9 de junho no Parque da Cidade do Porto.

O festival da Invicta baseia o seu cartaz numa seleção substancial do seu congénere espanhol, o "irmão mais velho" de Barcelona, que já anunciou todo o seu elenco. O evento catalão conta com um dia de apresentação e outro de encerramento, mas concentra o grosso da programação no fim de semana imediatamente anterior à edição do Porto, isto é, de 31 de maio a 2 de junho.

Björk, Nick Cave, Lorde, Four Tet, The War On Drugs, Breeders, Cigarettes After Sex, Father John Misty, HAIM, The National, Tyler the Creator, A$AP Rocky, Arctic Monkeys, Beach House, Deerhunter, Grizzly Bear, Spiritualized e Belle & Sebastian são alguns dos nomes mais sonantes confirmados para Espanha. Recorde-se que dos cabeças de cartaz do ano passado do festival de Barcelona dois acabaram por encabeçar também o do Porto - o caso de Bon Iver e Aphex Twin.

Nick Cave & The Bad Seeds e Breeders confirmaram à BLITZ que, além de concertos no Primavera Sound de Barcelona, vão também atuar no Porto. Um dia depois do concerto de Nick Cave and the Bad Seeds em Roma, em novembro do ano passado, Warren Ellis - diretor musical do grupo - confirmou que a banda tocará no Porto em 2018 (tendo em conta que o nome foi anunciado para Barcelona, espera-se a "dobradinha"). Por sua vez, Kim Deal revelou à BLITZ que também pisará o palco do Palco da Cidade. Curiosamente, as duas formações tocaram na edição de 2013 do festival. A manter-se a tradição, também os Shellac deverão atuar no Porto, uma vez que são "totalistas" do festival.

Entre os nomes mais fortes elencados em Barcelona, devem descartar-se do festival portuense os de Björk (confirmada para o Vodafone Paredes de Coura), The National (NOS Alive), Arctic Monkeys (NOS Alive), HAIM (Rock in Rio).

Centremo-nos, pois, noutros nomes. Lorde, que atua no Primavera Sound espanhol a 2 de junho, só volta aos palcos a 9 do mesmo mês, em Manchester - livres estão os dias 7 e 8 do mesmo mês, os dois primeiros do festival do Porto. Os War on Drugs, que sobem ao palco de Barcelona a 31 de maio, têm livres os dias em que decorre o festival portuense, apresentando-se a 2 de junho em Inglaterra e dois dias depois na Irlanda. Os Cigarettes After Sex, que estiveram três vezes em Portugal no ano passado, têm "contra" o facto de uma delas ter sido, precisamente, no NOS Primavera Sound (a repetição de artistas em anos consecutivos não é comum); em pelo menos um dos dias, a banda do Texas estará a atuar no centro da Europa.

Father John Misty, que esteve em Portugal em novembro último, será caso "difícil", atendendo à rota da digressão: a 7 e 8 de junho estará na Dinamarca e na Holanda, respetivamente; retoma os concertos a 11 na Noruega. Também complicada parece a vinda dos Deerhunter, já que a banda estará na Europa central a dar concertos em dias consecutivos, tendo apenas o dia 7 livre, ensanduichado entre concertos em França e na Holanda. Tyler, The Creator tem os dias 7 e 9 de junho livres (atua em França a 3), mas no dia do meio do Primavera do Porto estará no festival Best Kept Secret, na Holanda. Depois de Barcelona, A$AP Rocky tem novo concerto agendado para 9 de junho em Manchester, Inglaterra, mantendo-se livre de concertos nos dois primeiros dias do festival do Parque da Cidade.

Habitués em Portugal, os Beach House têm apenas um concerto confirmado em 2018 até ao momento, precisamente o do Primavera Sound espanhol. Os Grizzly Bear não têm quaisquer datas anunciadas posteriores a 4 de junho (Dublin, depois de Barcelona), podendo regressar a um festival onde já estiveram em 2013. Os Spiritualized têm, este ano, confirmado apenas o concerto no Primavera Sound espanhol. Fora de questão para o Porto estão os escoceses Belle & Sebastian, que depois de Barcelona partirão para uma digressão nos Estados Unidos.