Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Quem diria que os Scorpions eram assim nos anos 60? As fotos de uma era esquecida

Um olhar sobre os primeiros passos da carreira dos Scorpions

Cabedal, músculo e guitarras eléctricas: não é difícil definir os Scorpions, banda alemã responsável por alguns dos grandes clássicos do hard rock ("Still Loving You" ou "Wind of Change", por exemplo). Mas, como é óbvio, nem sempre foi essa a sua imagem.

Formados em 1965 pelo guitarrista Rudolf Schenker, os Scorpions começaram por ser influenciados pela cena beat britânica, de onde surgiram bandas como os Beatles, Gerry and the Pacemakers ou Herman's Hermits. Só mais tarde descobririam o rock psicadélico e, por arrasto, o heavy metal com o qual alcançariam o estrelato.

Estrelato esse que começou a ser construído em 1970, quando os Scorpions venceram um concurso de talentos na Alemanha - mesmo tendo quebrado as regras do concurso e tocado para além do tempo marcado. O prémio foi um contrato com a CCA Records e a gravação de dois singles, posteriormente editados em Lonesome Crow, o seu primeiro álbum (1972).

Daí que as primeiras imagens dos Scorpions mostrem uma banda com um ar mais "certinho": camisolas de gola alta, gravatas, e penteados inspirados pelos Fab Four. As fotografias que se seguem foram alegadamente partilhadas por Wolfgang Dziony, antigo baterista dos Scorpions, e publicadas pelo website Dangerous Minds.

Veja aqui algumas fotos dos Scorpions nos anos 60, antes do metal: