Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Metallica WorldWired Tour 2017

Getty Images

Como vai ser o concerto dos Metallica: o palco 360º, os drones voadores e o alinhamento provável

A banda de metal norte-americana dá esta quinta-feira o seu 11º concerto em Portugal. Toda a informação que interessa está aqui

Os Metallica regressam hoje a Portugal para aquele que será o décimo primeiro concerto da banda norte-americana em terras lusas. O concerto terá lugar na Altice Arena, em Lisboa, e está integrado na WorldWired Tour, a maior digressão de sempre do grupo de metal de Los Angeles, que é também a mais lucrativa - rendeu mais de 53 milhões de euros no ano passado.

As portas da Altice Arena abrem às 18h30, sendo que o espetáculo terá início às 20h20 com uma primeira parte a cargo da banda norueguesa Kvelertak que se caracteriza por uma sonoridade denominada de black'n'roll, fusão entre o black metal escandinavo e o rock and roll. "Nattesferd", lançado em 2016, é o terceiro e mais recente álbum editado pelo grupo formado em 2007. Às 21h30 entram em palco Lars Ulrich, James Hetfield, Kirk Hammett e Robert Trujillo, provavelmente ao som do instrumental "The Ecstasy of Gold", de Ennio Morricone.

A presente digressão dos Metallica surge a reboque de "Hardwired... to Self-Destruct", o décimo álbum do grupo. A produção é ambiciosa, com um palco 360º que permite que a audiência se possa dispor em seu redor. O palco terá 13x13 metros e está equipado com vários elevadores de suporte. 52 cubos LED sobem a descem apresentando conteúdo vídeo, suportados por uma grelha de 18x18 metros em cima do palco.

Se tudo acontecer como no último concerto europeu, em Antuérpia (Bélgica), no passado mês de novembro, os Metallica interpretação "Moth into Flame" com 100 drones que emergem de elevadores no palco e, à medida que a música avança, dispõem-se como um enxame em cima da banda. Veja aqui:

A duração do espetáculo, baseando-nos nas datas europeias do outono passado, é de 2 horas e 20 minutos.

O alinhamento do último concerto dos Metallica em terras europeias, em Antuérpia, a 3 de novembro último, foi o seguinte (intercalado com alguns vídeos oficiais da digressão):

Hardwired
Atlas, Rise!
Seek & Destroy

The Shortest Straw
Welcome Home (Sanitarium)
Now That We're Dead
Dream No More

For Whom the Bell Tolls
Halo on Fire
Helpless (Diamond Head cover)
Fuel
Moth Into Flame
Sad but True
One
Master of Puppets
Spit Out the Bone

Nothing Else Matters
Enter Sandman