Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Os 12 álbuns de metal mais aguardados de 2018

Uma lista com os álbuns que prometem marcar o ano no campo do metal

Ainda mal entrámos em 2018 e o ano já nos deu uma mão cheia de (bons) álbuns de metal para ouvir: Watain, Corrosion of Conformity, Summoning, White Wizzard ou Shining são apenas alguns dos artistas que nas últimas duas semanas editaram títulos novos.

Exemplos que nos permitem pensar que o ano de 2018 será óptimo para o metal - e, a julgar pela quantidade de nomes que anunciaram ou prometeram novos álbuns para os próximos meses, esse pensamento estará próximo da certeza.

A lista que se segue é de apenas 12 nomes, mas permite-nos ter uma ideia do que nos espera o ano metálico. Veja aqui:

Machine Head - Catharsis
26 de janeiro

Os gigantes do metal norte-americano estão de volta com o sucessor de Bloodstone & Diamonds, de 2014. Para este novo registo, Catharsis, o vocalista Rob Flynn prometeu em entrevista algo menos "pesado" - mas, a julgar pelo tema-título, não parece que isso venha a acontecer. Para conferir ao vivo no final de março, nos Coliseus de Lisboa e Porto.

Portal - Ion
26 de janeiro

O death metal nunca soou tão estranho como nas mãos dos Portal, grupo australiano que ao longo de 24 anos de existência se manteve sempre anónimo, e à margem de muito daquilo que se faz em campos mais ortodoxos. Ion, o seu quinto álbum, promete continuar a desbravar novos terrenos não só no death, como também na música tida mais experimental.

Ghost - TBA
Abril

Getty Images

Igualmente "escondidos", mas não tão anónimos, os suecos Ghost têm conquistado inúmeros fãs ao longo dos últimos anos, não só pela força do seu espetáculo cénico como também pela de discos como Meliora, de 2015, que lhes valeu um Grammy. O líder do projeto, Tobias Forge (que se apresenta como "Papa" Emeritus III), prometeu no passado mês de setembro, a um jornal norte-americano, um novo álbum dos Ghost - com lançamento esperado para abril.

Behemoth - TBA
Outono

Getty Images

Os Behemoth têm andado ocupados em estúdio - e sabemo-lo porque Adam "Nergal" Darski, vocalista e guitarrista da banda, tem partilhado algumas fotografias destas sessões no Instagram. O sucessor de The Satanist (2014) não tem para já qualquer título, mas a ideia da banda é lançá-lo no próximo outono.

Tool - TBA
?

Getty Images

Será este o ano? É a pergunta que os fãs dos Tool têm feito praticamente desde que se começou a falar do sucessor de 10,000 Days, de 2006. Sabe-se que a banda o está a preparar desde o início da década, mas o processo de composição - ou de conclusão - tem sofrido de atrasos constantes. Danny Carey, baterista, procurou confortar os fãs em entrevista à Loudwire no passado mês de dezembro: o novo álbum dos Tool será "definitivamente" editado em 2018.

Five Finger Death Punch - TBA
Maio

13 anos de carreira e seis álbuns de estúdio serviram para que os Five Finger Death Punch conquistassem o coração da comunidade metálica, virtude de um som agressivo com dívida ao nu metal dos anos 90. 2018 verá nascer um novo disco, sucessor de Got Your Six, de 2015, com data de lançamento prevista para maio.

Carpathian Forest - Likskue
Verão/Outono

Per Olav Heimstad

Nos últimos dez anos, os Carpathian Forest anunciaram um hiato por duas vezes, mas desta feita parecem ter definitivamente regressado. A banda norueguesa, que ajudou a expandir a sonoridade black metal nos anos 90, anunciou o lançamento de um disco novo, o primeiro desde 2006: Likskue, com lançamento previsto para a segunda metade do ano. Antes disso, haverá um concerto no SWR Barroselas, em abril.

Ministry - AmeriKKKant
9 de março

É muito bem possível que AmeriKKKant venha a ser o álbum mais político desta lista. A reacção de Al Jourgensen a Donald Trump vai dar em disco novo dos Ministry, com edição marcada para o dia 9 de março e um primeiro single que não deixa margem para dúvidas sobre o posicionamento político de um dos homens fortes do metal industrial: "Antifa".

Judas Priest - Firepower
9 de março

Não há muito que se possa dizer de novo sobre os veteranos Judas Priest. Quase a chegar à bonita marca de meio século de carreira, a banda de Rob Halford parece não dar sinais de querer parar - e um novo álbum de estúdio, o 18º no total, foi já anunciado. Firepower chegará em março e "Lightning Strike" é o seu cartão de visita.

Tribulation - Down Below
26 de janeiro

Descritos por alguns como "os novos Type O Negative", os suecos Tribulation têm-se afastado das suas raízes death metal para junto de um mundo mais gótico, que atingiu o seu auge em The Children of the Night, de 2015. O seu sucessor já está preparado e sai no final deste mês, tendo como título Down Below.

At the Gates - TBA
1º semestre

Os suecos At the Gates ficaram sem um dos seus co-fundadores, o guitarrista Anders Björler, mas isso não parece ter impedido a sua marcha rumo a um novo álbum de estúdio. O sucessor de At War With Reality (2014) deverá chegar na primeira metade do ano e é, segundo afirmou a banda em comunicado, "um disco que reúne todos os elementos sonoros clássicos da banda".

Philip H. Anselmo & The Illegals - Choosing Mental Illness As A Virtue
26 de janeiro

O segundo disco em nome próprio de Phil Anselmo deveria ter saído no mês passado, mas o seu lançamento acabou por ser adiado. Choosing Mental Illness As A Virtue irá ser editado este mês e parece assinalar o regresso de ex-Pantera e Down à boa forma, depois da polémica: em 2016, foi acusado de racismo após fazer a saudação nazi e gritar "poder branco" num concerto.