Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

The Weeknd

“O macaco mais fixe da selva”: a fotografia ofensiva que levou The Weeknd a zangar-se com a H&M

Marca de roupa sueca está a ser alvo de grandes críticas devido a uma camisola

Weeknd juntou-se a uma série de vozes que têm vindo a criticar a marca de roupa sueca H&M, acusando-a de racismo, por partilhar um anúncio com uma fotografia de uma criança negra envergando uma camisola na qual se lê a frase: "o macaco mais fixe da selva".

Partilhando a fotografia e assegurando que vai cortar relações com a marca, o músico canadiano escreveu: "esta manhã, acordei chocado e envergonhado por causa desta fotografia. Sinto-me profundamente ofendido e não vou trabalhar mais com a H&M".

Recorde-se que Weeknd começou a trabalhar com a marca no ano passado, servindo de modelo em algumas campanhas publicitárias e desenvolvendo uma parceria criativa com a sua marca XO.

Também Questlove, dos Roots, se manifestou no Twitter: "tenho a certeza que as desculpas estão a chegar. E os anúncios vão ser retirados. Certamente vão emendar a situação nos media e ter um grande gesto como fazer uma doação para uma instituição de beneficência. Tudo o que isto me diz sobre a H&M é que falta algo nos assentos da administração... querem adivinhar o que é?".

Entretanto, a H&M já reagiu às críticas, partilhando um comunicado no qual se lê: "as nossas mais sinceras desculpas por termos ofendido algumas pessoas com esta imagem de uma camisola... Acreditamos na diversidade e inclusão em tudo aquilo que fazemos e vamos rever todas as nossas políticas internas por forma a evitar estes problemas no futuro".

Em declarações ao site Pitchfork, um representante da marca disse também: "não só removemos a imagem de todos os nossos canais de comunicação, mas também o produto em questão. É óbvio que as nossas rotinas não foram seguidas de forma apropriada. Não há dúvida aí. Vamos investigar seriamente por que razão isto aconteceu de forma a prevenir este tipo de erros".