Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Justin Bieber

Quanto rende escrever uma canção de sucesso para Justin Bieber?

O relato insatisfeito de um produtor que ajudou a compor um dos grandes êxitos de Justin Bieber

Quanto rende escrever um êxito para um artista como Justin Bieber? Rodney Jerkins, co-autor de "As Long As You Love Me", de 2012, juntamente com Andre Lindal, explicou-o numa conferência que juntou compositores e editores em Los Angeles.

Explica Jerkins que Lindal, norueguês de nascença, mudou-se para os Estados Unidos pela possibilidade de vir a trabalhar com o cantor, tendo a sua percentagem dos lucros sido fixada, naquele ano, em 20%.

Quando a canção se tornou um êxito, Lindal lucrou cerca de 149 mil dólares (127 mil euros) com as vendas e os royalties obtidos com a rádio. Mas é no streaming que Jerkins focou a sua atenção.

Com a plataforma Pandora, Lindal lucrou apenas 278 dólares (236 euros) com mais de 38 milhões de streams - um montante ínfimo considerando a popularidade da canção.

Mesmo o gigante YouTube, onde "As Long As You Love Me" obteve mais de 34 milhões de visualizações, rendeu a Lindal uns meros 218 dólares (185 euros). "Se ele tivesse recebido 100% dos lucros, teria ganho 1400 dólares (1193 euros)", explicou.

Jerkins considera lucros tão reduzidos como "criminosos". "Não há sentimento melhor que sentares-te ao piano, ou com a tua caneta e um bloco de notas, ou com o teu telemóvel, e criares algo. Tu criaste algo e é teu. E a tua criação vai para uma empresa e é tocada 30 milhões de vezes. E tudo o que te dão são 278 dólares?", questionou.

O produtor mostra-se ainda preocupado com a próxima geração de produtores, como Lindal, que foi forçado a regressar ao seu país natal. "Quero que eles vivam a vida ao mais alto nível, porque a sua criatividade significa muito para nós", concluiu.