Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Diddy e Jay-Z

Getty Images

Nem Drake nem Jay-Z: saiba quem é o rapper mais bem pago de 2017

Chance The Rapper e Kendrick Lamar fazem parte do top 10 da revista Forbes e só há uma mulher no top 20

Não lança um álbum de originais a solo e em nome próprio desde 2006 - lançou a mixtape MMM em 2015 -, não tem canções nas tabelas de singles há vários anos, mas ainda assim é o rapper mais bem pago do ano: Diddy volta a liderar, pelo terceiro ano consecutivo, a lista anual da revista Forbes dos artistas de hip-hop que mais dinheiro receberam.

No segundo lugar da lista, a que a publicação chama "os reis do dinheiro do hip-hop", a uma distância considerável dos 130 milhões de dólares (110 milhões de euros) recebidos por Diddy, está Drake (aproximadamente 80 milhões) e com menos de metade do rapper canadiano, em terceiro lugar, está Jay-Z (36 milhões).

Para as contas, contam não só as vendas de discos e streaming, de bilhetes de concertos e merchandising como os direitos de autor, parcerias com marcas e empresas. Os maiores lucros de Diddy, cujo verdadeiro nome é Sean Combs (mas também já foi conhecido como Puff Daddy e P Diddy), advêm da venda de parte da sua linha de roupa, da digressão Bad Boy Family Reunion e de uma parceria com uma marca de vodka.

Chance the Rapper, Kendrick Lamar e DJ Khaled fazem parte do top 10 e a única mulher da lista é Nicki Minaj, que surge em 15º lugar com 13 milhões de euros, tendo ganho mais dinheiro que Lil Wayne, J. Cole ou Macklemore & Ryan Lewis.

1. Diddy
2. Drake
3. Jay-Z
4. Dr. Dre
5. Chance the Rapper
6. Kendrick Lamar
7. Wiz Khalifa
8. Pitbull
9. DJ Khaled
10. Future
11. Kanye West
12. Birdman
13. Swizz Beatz
14. Snoop Dogg
15. Nicki Minaj
16. Lil Wayne
17. J. Cole
18. Macklemore & Ryan Lewis
18. Rick Ross
20. Lil Yachty