Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Festival Rock am Ring, na Alemanha, evacuado por "possível ameaça terrorista"

O maior festival de rock da Alemanha pediu a 80 mil pessoas que abandonassem o recinto

O festival Rock am Ring, que tem lugar em Nürburgring, o autódromo da cidade alemã de Nürburg, foi evacuado devido a "possível ameaça terrorista". O evento, que começou hoje, tem duração prevista até domingo.

80 mil pessoas abandonaram o recinto "por motivos de precaução", depois de a polícia ter recebido "informação concreta" relacionada com um possível ataque. As autoridades conduziram a multidão até à área de campismo.

Este é o momento em que Marek Lieberberg, organizador do festival, anuncia a suspensão do mesmo:

"Devido a uma situação de perigo terrorista, ordenámos ao organizador do evento que interrompesse o festival como medida de precaução", declarou a polícia da localidade vizinha de Koblenz em comunicado. "Não podemos fornecer mais detalhes sobre a situação", pode ler-se.

Os Rammstein eram o cabeça de cartaz de hoje, mas não chegaram a começar a sua atuação.

A organização do festival afirma-se confiante de que o evento possa ser retomado amanhã.

À saída do recinto, a multidão cantou "You'll Never Walk Alone", canção habitualmente associada ao Liverpool FC, mas entoada também por apoiantes de vários clubes de futebol na Alemanha.

O Rock am Ring decorre em simultâneo com o Rock Im Park, em Nuremberga, também na Alemanha, partilhando com este o cartaz. Depois do atentado de Manchester, no mês passado, as autoridades policiais germânicas afirmam ter mobilizado cerca de 1200 efetivos para o evento que agora se vê interrompido.

Rammstein, System of Down, Prophets of Rage, Liam Gallagher e Bastille são alguns dos nomes escalados para atuar este fim de semana, tanto em Nürburg como em Nuremberga.

Hoje ao fim da tarde, a banda esloveno-croata 2Cellos publicou esta foto no Twitter, antes de ser dado o alarme: