Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

PINK FLOYD NA CAPA DA BLITZ DE JUNHO, HOJE NAS BANCAS

Os 50 anos de uma grande banda rock: entrevista com Roger Waters, tudo sobre a exposição em Londres. Salvador Sobral, Queer Punk (com Arca, Perfume Genius, Vaiapraia, entre outros), John Legend, Swans e Chris Cornell são alguns dos destaques da BLITZ nº 131, com a qual oferecemos o CD inédito do projeto Eléctrico Chamado Desejo

A BLITZ de junho chega às bancas hoje, 26 de maio, com Pink Floyd na capa.

BLITZ de junho, nas bancas a 27 de maio

BLITZ de junho, nas bancas a 27 de maio

Há 50 anos, a banda britânica lançava o primeiro single, «Arnold Layne», e o primeiro álbum, o agora mítico The Piper at the Gates of Dawn. O tempo é de festejos, com a maior retrospetiva já feita sobre os Pink Floyd à «vista» no londrino Victoria & Albert Museum. Luís Guerra troca por miúdos Their Mortal Remains, o testamento de uma banda que deu ao rock dimensões extra. Mais adiante, podemos ler as visões de Roger Waters sobre o passado e o mundo que nos rodeia, numa longa entrevista.

Depois de várias décadas a «ler nas entrelinhas», uma série de artistas afirma a sua identidade sexual nas músicas que escreve e na postura transgressiva que adota. Estará o queer pop a transformar-se no novo punk? Mário Rui Vieira defende que sim, numa artigo em que abordamos a música & a mensagem de Perfume Genius, Arca ou Vaiapraia e Rufus Wainwight, ambos entrevistados pela BLITZ.

Como é que Salvador Sobral conquistou a Eurovisão? Em Kiev, Nuno Galopim acompanhou o triunfo do português e conta-nos tudo.

Este mês, pode também ler entrevistas da BLITZ a John Legend em Londres, Michael Gira, dos Swans, os portugueses Branko e Xinobi e o fenómeno Piruka.

Há sete anos, Olivier Libaux, um dos mentores dos Nouvelle Vague, decidiu gravar vários clássicos da pop portuguesa. O álbum foi sendo adiado, mas chegará finalmente às lojas em outubro. À conversa com Lia Pereira, o francês explica as coordenadas do projeto Eléctrico Chamado Desejo, que a BLITZ divulga este mês, com um CD de cinco temas, cantados por Maria de Medeiros, Inês Castel-Branco, Dalila Carmo e Rui Pregal da Cunha.

Os discos novos de Fleet Foxes, Gorillaz, Black Angels, Bing & Ruth, Thurston Moore, Sampha, The Afghan Whigs, Aimee Mann ou Cigarettes After Sex são também abordados na BLITZ de junho.

A BLITZ nº 131 está nas bancas a 26 de maio e custa 4,90 euros.