Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Donald Trump

Getty Images

Menos muros e mais arte: Trump sofre nova derrota na votação do orçamento de estado norte-americano

O presidente dos Estados Unidos queria acabar com os apoios às artes e às ciências

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi novamente derrotado durante a votação do orçamento de estado norte-americano, na passada segunda-feira.

Trump pretendia acabar com os apoios federais a organizações de desenvolvimento das artes e ciências, de forma a encaminhar milhões de milhões de dólares para o programa militar norte-americano, mas tal acabou por não acontecer.

Congressistas republicanos e democratas chegaram a um acordo que permitirá ao governo norte-americano cumprir funções até ao final de setembro, sem o temor de um novo shutdown, o que o paralisaria por tempo indeterminado.

Ainda que continue a pedir um maior financiamento das forças militares do país, o novo orçamento irá continuar a apoiar a NEA (National Endowment for the Arts), a NEH (National Endowment for the Humanities) e a CPB (Corporation for Public Broadcasting).

De fora fica, também, um hipotético financiamento do muro que Trump quer construir na fronteira entre os Estados Unidos e o México, ainda que o orçamento exija um maior financiamento da segurança nas fronteiras do país.