Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Adolescente de Londres admite ter planeado atentado em concerto de Elton John

O rapaz de 19 anos está a ser julgado por ter planeado colocar explosivos num concerto em setembro do ano passado, em Hyde Park, Londres

Lia Pereira

Lia Pereira

Jornalista

Um jovem da zona oeste de Londres confessou ter planeado levar a cabo um ataque terrorista num concerto de Elton John em Hyde Park, no ano passado.

Segundo a imprensa britânica, Haroon Syed foi presente a tribunal, hoje, respondendo pela acusação de preparação de atos terroristas.

Syed é suspeito de ter procurado comprar explosivos online e de ter pesquisado pelas zonas mais movimentadas de Londres - um dos potenciais alvos era o concerto de Elton John no Hyde Park, a 11 de setembro do ano passado.

O réu terá também considerado a possibilidade de colocar explosivos no Palácio de Buckingham e na Oxford Street, a artéria comercial mais movimentada da Europa.

As autoridades detetaram o seu plano quando o próprio o divulgou nas redes sociais e em resposta a um contacto falso, criado pelas forças de segurança. Nessa comunicação, Syed, que pensava estar a falar com um possível fornecedor de armas e engenhos explosivos, confessou que pretendia tornar-se "um mártir" depois de causar "estragos com uma metralhadora".

A sentença deverá ser conhecida em junho, depois de uma perícia psiquiátrica, e poderá ser de prisão perpétua.