Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Saiba porque é que este músico escreveu uma canção chamada “Fuck You Spotify”

O músico norte-americano Brett Newski compôs uma canção onde critica o serviço de streaming

Brett Newski é um músico norte-americano de indie rock, tendo no seu currículo cinco álbuns de estúdio e uma digressão com os Violent Femmes.

Recentemente, Newski canalizou as suas energias contra um alvo assaz popular: o Spotify. O músico escreveu um tema onde critica a plataforma de streaming, intitulando-o, sem meias medidas, "Fuck You Spotify".

Escreve Newski que, apesar de os músicos de cariz independente terem no Spotify uma plataforma para disseminar a sua arte, esta "ainda não põe comida na mesa". "Temos de nos render e confiar no ouvinte, em que ele goste, partilhe e eventualmente compre a nossa música", diz.

O músico não se diz anti-streaming, pretendendo apenas "que se discuta como poderemos torná-lo melhor", referindo-se aos poucos royalties pagos pelo Spotify por cada escuta. Ainda que "a empresa seja útil para artistas em digressão, já que permite saber que cidades têm uma maior audiência [para um determinado artista]".

A canção surge, assim, porque Newski ainda não tinha escutado "ninguém a explanar estes problemas numa canção. "Fuck You Spotify" foi partilhada pelo músico através do SoundCloud e pode ser ouvida aqui: