Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

GEORGES GOBET

Porque é que os feios, porcos e maus do rock atraem as mulheres? A ciência responde

Um novo estudo explica a atração das mulheres pelos bad boys do rock n' roll

Que têm em comum Mick Jagger, Marilyn Manson, Gene Simmons ou Lemmy Kilmister em comum, para lá do seu estatuto de estrelas do rock? Todos eles , ao longo das suas vidas, foram foco de atração para muitas mulheres - mesmo não sendo considerados, segundo padrões normativos, como "bonitos".

Um novo estudo explica de que forma se processa essa mesma atração ou, traduzindo, porque é que os "feios, porcos e maus" do rock n' roll se deitaram com tantas e tantas mulheres. E tudo se resume à criatividade.

O estudo, da Abertay University, na Escócia, diz que "homens com uma grande criatividade, mas com rostos menos atraentes, tinham o mesmo grau de atração no sexo oposto do que homens bem-parecidos com menor grau de criatividade".

Quer isto dizer que, no fundo, elas preferem tanto os cérebros como as caras. E a culpa é da biologia e da evolução: "a criatividade é um sinal de que um indivíduo estará disposto a investir o seu tempo e esforço numa qualquer tarefa, de uma nova forma, o que pode ser útil à sobrevivência".

Não é possível, no entanto, dizer que o mesmo se aplica às mulheres criativas: segundo esse mesmo estudo, as mulheres com um maior grau de criatividade mas com rostos menos "bonitos" eram, para os homens envolvidos no estudo, ainda menos atraentes.