Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Morreu o homem que inspirou “Mr. Tambourine Man”, de Bob Dylan

Bruce Langhorne foi a inspiração por detrás de um dos grandes clássicos do Nobel da Literatura

Morreu Bruce Langhorne, antigo colaborador de nomes como Joan Baez, Richie Havens e Bob Dylan. Tinha 78 anos e não resistiu a um colapso renal.

Langhorne é sobretudo conhecido pelos seus trabalhos com outros artistas da folk, tendo feito carreira sobretudo como músico de estúdio.

Um dos seus trabalhos mais importantes ocorreu em Bringing It All Back Home, álbum de 1965 de Bob Dylan, no qual tocou guitarra em três temas - "Subterranean Homesick Blues", "Maggie's Farm" e Outlaw Blues" -, tendo também inspirado o clássico "Mr. Tambourine Man".

A história de como a canção (que, apesar de escrita por Dylan, obteve um maior sucesso quando foi alvo de uma versão por parte dos Byrds, chegando a número um nas tabelas de vendas) surgiu foi contada pelo Nobel da Literatura em Biograph, compilação editada em 1985.

"Numa sessão [de estúdio], o [produtor] Tom Wilson pediu-lhe para tocar pandeireta. E ele tinha uma pandeireta gigante. Quando ele estava a tocá-la, a imagem dele a fazê-lo ficou-me retida na mente. Era uma personagem... Acho que nunca lho contei", escreveu então Dylan.