Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Getty Images

Bob Dylan tem 3 meses para receber o dinheiro do Nobel. Tudo o que tem de fazer é... qualquer coisa

O músico ainda não falou com a Academia Sueca, de forma a receber o seu prémio

Bob Dylan tem até dia 10 de junho para entrar em contacto com a Academia Sueca, de forma a receber o dinheiro do Prémio Nobel da Literatura que lhe foi atribuído - cerca de 840 mil euros.

O "aviso" partiu da própria Academia, tendo a sua secretária permanente, Sara Danius, escrito uma publicação no seu blogue na qual refere que Dylan não tem falado com a Academia Sueca, nos últimos meses.

Tudo o que o músico tem que fazer é entregar a sua "palestra" - um discurso rápido, uma atuação ao vivo, um vídeo ou uma canção - até àquela data, em que se cumprirão seis meses desde o dia 10 de dezembro, data da cerimónia de entrega dos prémios e do nascimento do seu fundador, Alfred Nobel.

Segundo Danius, "Dylan está ciente de que tem de entregar a sua palestra até ao dia 10 de junho, no máximo, de forma a ser feito o pagamento. O que ele decidir fazer é problema dele", conclui.

O músico tem agendados dois concertos em Estocolmo, a 1 e 2 de abril, e na cidade de Lund, a 9 de abril, o que levou muitos a especular que Dylan possa dar a sua palestra durante esta visita à Suécia.

O prémio de Dylan não estará, contudo, em causa. "No que à Academia Sueca diz respeito, o Nobel da Literatura em 2016 será Bob Dylan e ninguém mais", afirmou Danius.