Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Yulia Samoylova

Ucrânia impede Rússia de participar na Eurovisão

Yulia Samoylova, concorrente russa, está proibida de entrar em território ucraniano por três anos

A Ucrânia não vai permitir que a cantora russa Yulia Samoylova entre no país para participar na Eurovisão. Segundo infomação avançada pelas autoridades oficiais ucranianas: "os Serviços de Segurança da Ucrânia baniram a cidadã da Federação Russa Yulia Samoylova de entrar no país por um período de três anos".

Esta situação prende-se com o facto de a cantora, que participaria no festival com o tema "Flame is Burning", ter feito uma digressão na Crimeia, território ucraniano anexado pela Rússia, sem autorização das autoridades fronteiriças ucranianas.

Samoylova foi escolhida para representar a Rússia na Eurovisão, que este ano se realiza em Kiev entre 11 e 13 de maio. Esta decisão da Ucrânia, que, segundo declarações de um oficial de segurança à Associated Press, estava a ser preparada há algum tempo pode ter consequências políticas, agravando as tensões entre os dois países.

Em declarações à agência russa RIA Novosti, uma fonte do Ministério de Relações Externas russo considerou esta decisão da Ucrânia "cínica e desumana" e a Rússia prepara-se para boicotar próximas edições da Eurovisão se a organização não quebrar o silêncio e resolver a situação, acusando-a de ser "completamente politizada e tendenciosa".

Ouça abaixo a canção de Yulia Samoylova e também a de O.Torvald, "Time", concorrente ucraniano.