Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Paul McCartney

Paul McCartney escreve texto de homenagem ao “mágico” Chuck Berry

O tributo foi prestado pelo Beatle no seu site oficial

Depois da sua morte, no passado sábado, aos 90 anos, muitas têm sido as mensagens partilhadas a relembrar Chuck Berry, figura lendária do mundo do rock.

O antigo membro dos Beatles Paul McCartney também não ficou indiferente e recordou, num texto publicado no seu site oficial, o artista que descreveu como "mágico" e "um dos maiores poetas do rock 'n' roll", com grande influência no trabalho dos Beatles.

Na homenagem de McCartney, pode ler-se, por exemplo, "tive o privilégio de o conhecer em St. Louis, sua cidade natal, quando lá toquei e é uma memória que vou guardar para sempre" ou "as suas histórias eram mais poemas do que letras de canções (...) ele era um mágico que fazia música simultaneamente exótica e normal (...)".

Recorde-se que, em dois dos seus álbuns, os Beatles gravaram temas de Berry: "Roll Over Beethoven" e "Rock and Roll Music", presentes, respetivamente, no LP With The Beatles (1963) e em Beatles for Sale (1964).

Ao vivo, as homenagens do quarteto britânico a Chuck Berry também foram frequentes. Além dos dois temas gravados, os Beatles apresentaram em concertos versões de "Too Much Monkey Business", "Carol", "Johnny B. Goode", "Memphis, Tennessee", "Sweet Little Sixteen" e ""I Got to Find My Baby", que podem ser ouvidas em Live at the BBC, compilação editada em 1994.

MD