Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Father John Misty: “Se apagares o Instagram a um miúdo, no dia seguinte ele tem uma crise existencial”

Em entrevista à BLITZ, em Paris, o norte-americano, que a 7 de abril lança o novo Pure Comedy, comentou alguns dos temas do seu terceiro longa-duração

Lia Pereira

Lia Pereira

Jornalista

Dentro de poucas semanas chega às lojas Pure Comedy, o novo álbum de Father John Misty.

A BLITZ continua a antecipar o lançamento com excertos da entrevista realizada com o músico (que, na letra do tema "Leaving L.A.", se descreve ironicamente como "the oldest man in folk rock") realizada em Paris.

Sobre o tema "Pure Entertainment Forever", por exemplo, que arranca com a deixa "Bedding Taylor Swift Every night inside the Oculus Rift/After mister and the missus finish dinner and the dishes/Now the future’s definition is so much higher than it was last year It’s like the images have all become real", Josh Tillman elabora:

"Acredito que, se não fosse a decadência, as coisas não tinham qualquer importância. A impermanência das coisas é o que as torna valiosas, ou especiais".

Em 2015, Father John Misty, então em promoção do álbum I Love You, Honeybear, dizia à BLITZ: "Talvez um dia nos livremos destes corpos e nos tornemos mera informação". Em 2017, pondera: "Eu não quero ser mera informação. [Talvez isso passasse por] ter acesso ao que é estar num corpo humano, conhecer a decadência, sentir dor e prazer. Mas porquê querer simulá-lo na perfeição? Isso é narcisismo", considera.

"Por isso é que Narciso tinha medo de se afastar do lago. Porque sentia que, no momento em que se afastasse, deixaria de existir. Quando olhas para as redes sociais... se pegasses num miúdo de 15 anos e lhes apagasses o Instagram, no dia seguinte eles teriam uma autêntica crise existencial. Perguntar-se-iam: onde estou eu, para onde fui? E os seus amigos: onde é que foste? E ele: estou aqui, sou eu! Desviámo-nos para a consciência da imagem".

Pure Comedy sai a 7 de abril. Recorde aqui a interpretação de "Total Entertainment Forever" ao vivo no Saturday Night Live:

A entrevista com Father John Misty pode ser lida na íntegra numa das próximas edições da BLITZ. Leia aqui o primeiro excerto da nossa conversa com o autor de Fear Fun.