Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Stephin Merritt dos Magnetic Fields

Magnetic Fields: “A minha mãe não acredita na existência física do universo”, diz Stephin Merritt

50 Song Memoir saiu ontem para as lojas e a BLITZ falou com o líder do grupo norte-americano sobre as suas canções autobiográficas

O novo álbum dos Magnetic Fields, 50 Song Memoir, foi ontem editado e a BLITZ esteve à conversa com Stephin Merritt, líder do projeto norte-americano e autor das 50 canções autobiográficas que compõem o registo.

Cada canção do álbum fala sobre um ano da sua vida - estão organizadas de forma cronológica - e o músico diz que depois de mostrar as letras às pessoas a quem se refere nas canções, aquelas que "seriam facilmente identificáveis, mesmo que apenas por elas próprias", só a mãe reclamou.

"Disse-me que eu estava a retratá-la de forma errada", explica, "mas apenas quando disse que ela acredita que este nosso universo universo físico é um gigantesco espetáculo holográfico apesar de não ter provas disso. Ela não concorda. Diz que tem muitas provas de que o universo físico não existe".

A mãe, Alix Merritt, e Claudia Gonson, colega de banda e amiga de longa data, ajudaram-no a organizar uma timeline que serviu de base à escrita das canções.

Merritt assume que houve uma grande dose de autocensura, "tal como há em qualquer conversa ou qualquer coisa que digas a outra pessoa", e que não encarou o disco como uma espécie de terapia: "não estava a tentar aprender nada de novo sobre mim próprio quando decidi gravar este álbum".

"How to Play the Synthesizer", cujo vídeo pode ver acima, é uma das canções de 50 Song Memoir (a do ano 1981), mas os sintetizadores, tal como as caixas de ritmos, estão um pouco por toda a parte no álbum... No entanto, o músico toca mais de 50 dos 100 instrumentos que foi colecionando ao longo dos anos.

"O meu plano inicial era tocar 50 instrumentos… Ultrapassei um bocado esse número", explica o músico, "mas também tenho outras pessoas a tocar uns 20 ou 30. Há canções com 80 instrumentos. Não são necessariamente diferentes tipos de instrumentos, é provável que haja três tipos diferentes de ukuleles, por exemplo".

Ouça abaixo uma seleção de canções de 50 Song Memoir.