Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Getty Images

40 anos! Parabéns, Chris Martin!

Christopher Anthony John Martin (ou Chris Martin, como é conhecido) nasceu a 2 de março de 1977. No dia em que celebra 40 anos, recordamos o seu percurso

O caminho de Chris Martin na música começou em 1996, já na companhia dos músicos que viriam a dar origem aos Coldplay. Na universidade, o músico inglês conheceu Johny Buckland (guitarrista) e decidiram juntar-se para formar uma banda. Para esta aventura, partiram também com eles Guy Berryman (no baixo) e Will Champion (na bateria).

Coldplay em 1996

Coldplay em 1996

O grupo não se chamou, imediatamente, Coldplay. Martin, Johny Buckland, Guy Berryman e Will Champion deram a conhecer-se como Pectoralz, passaram para Starfish e só depois para Coldplay, em 1998.

Coldplay em 2002

Coldplay em 2002

Ainda que a formação académica de Martn seja Grego e Latim, a música esteve presente desde cedo na vida do músico, já que a sua mãe é professora na área.

Influência musical de Chris Martin (talvez das mais fortes) é a música dos U2 e a sua vincada conotação política. Em entrevista à Rolling Stone, confessou que os U2 a única banda da qual sabe todas as canções de cor.

Bono e Chris Martin em 2013

Bono e Chris Martin em 2013

Getty Images

O primeiro grande sucesso dos Coldplay data de 2000. O tema "Yellow", single de Parachutes (álbum de estreia da banda) chegou ao quarto lugar da tabela de singles do Reino Unido e é, ainda hoje, uma da faixas mais populares do grupo liderado por Chris Martin.

Em 2003, aos 26 anos, casou com a atriz Gwyneth Paltrow. Tiveram dois filhos: Apple Georgia Alison Martin, hoje com 12 anos, e Moses Bruce Anthony Martin, com 10. A relação terminou e o divórcio foi assinado em julho de 2016.

Chris Martin e Gwyneth Paltrow em 2014

Chris Martin e Gwyneth Paltrow em 2014

Getty Images

Com os Coldplay editou vários álbuns de sucesso, entre os quais os multi-platinados A Rush of Blood to the Head (2002) e X&Y (2005). A banda conta hoje sete álbuns, o último dos quais, A Head Full of Dreams, lançado em 2015. Com Mylo Xyloto, em 2011, experimentaram uma ligação mais próxima ao universo pop: o disco conta com a participação de Rihanna em "Princess of China", o tema que Chris Martin confessou ser a sua parte favorita do álbum.

Os Coldplay estiveram várias vezes em Portugal. O primeiro concerto foi logo em 2000, no festival de Paredes de Coura. Seguiu-se Pavilhão Atlântico, em Lisboa, em 2003 e 2005, com direito a passagem pelos MTV European Music Awards, que se realizaram em Lisboa, na mesma sala, semanas antes deste último concerto. Optimus Alive, em Algés, em 2011, e Estádio do Dragão, no Porto, em 2012 são os concertos mais recentes dos Coldplay nas duas principais cidades do país.

Coldplay no Estádio do Dragão, em 2012

Coldplay no Estádio do Dragão, em 2012

Hugo Sousa

Em dia de 40º aniversário de Chris Martin, a prenda foi para os fãs dos Coldplay. A banda britânica partilhou um novo tema, "Hypnotised", que fará parte do EP Kaleidoscope, com lançamento marcado para o dia 2 de junho.

MD