Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Radiohead no NOS Alive

Rita Carmo

Todas as canções dos Radiohead são tristes mas há uma que é mais triste do que as outras

Um cientista de dados determinou aquela que é a canção mais triste da banda britânica

Há quem diga que todas as canções dos Radiohead são tristes, mas de acordo com Charlie Thompson, um cientista de dados norte-americano, há uma que é mais triste que as demais.

Utilizando o R, uma linguagem de programação, e analisando todas as canções dos Radiohead presentes no Spotify, Thompson concluiu que a canção mais triste da banda britânica é "True Love Waits", presente no último álbum da banda, A Moon Shaped Pool.

Uma das formas utilizadas pelo Spotify para determinar a métrica de uma canção é a sua "valência", que a plataforma de streaming descreve como "uma medida de 0.0 a 1.0 que descreve a positividade musical expressa por um tema". "True Love Waits" e "We Suck Young Blood" (de Hail to the Thief, 2003) possuem a valência mais baixa: 0.0378.

Para além disto, Thompson recorreu também a um projeto de associação de palavras, analisando quais os termos que mais se descrevem como "tristes", determinando desta forma a percentagem de "tristeza" de cada verso dos Radiohead. Aqui, foi "High and Dry" quem triunfou: 36%.

Através de uma equação que juntava todos estes dados, à qual chamou "Gloom Index" ("índice de depressão"), Thompson concluiu que "True Love Waits" é, de facto, a canção mais triste dos Radiohead, com um valor de 1. Por sua vez, "15 Step" (In Rainbows, 2007) é a canção mais "alegre" dos Radiohead, com um valor de 100.

Confira em baixo o gráfico de Thompso ou clique aqui para vê-lo em maior dimensão e detalhe: