Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

O icónico primeiro álbum de Peter Gabriel a solo foi lançado há 40 anos

Peter Gabriel saiu a 25 de fevereiro de 1977 e foi o primeiro de uma série de quatro álbuns homónimos do cantor e músico inglês. É nele que se encontra “Solsbury Hill”

O primeiro registo individual de Peter Gabriel depois dos Genesis foi editado há 40 anos.

Peter Gabriel, (ou Car, como tambem é conhecido) faz parte de uma série de quatro álbuns homónimos com cerca de dois anos de distância entre eles. A ideia, segundo o artista, foi criar um conceito semelhante à edição de uma revista.

“Solsbury Hill”, o tema com maior sucesso do álbum, é assumidamente autobiográfico. Este primeiro trabalho a título individual do artista aborda também a sua saída dos Genesis, grupo que integrou entre 1967 e 1975.

Ao abandonar o grupo, Gabriel escreveu uma carta aos fãs. O texto, com o título Out, Angels Out, foi divulgado pela imprensa musical.

“Modern Love” foi o segundo single do álbum:

“Here Comes The Flood”, última faixa deste primeiro álbum, é talvez o tema com mais interpretações. A satisfação de Gabriel com a versão editada não foi total e, ao vivo, costuma apresentá-la só ao piano (ou também com sintetizador), variando entre o original em inglês e o alemão, conforme o público.

Apesar da notoriedade do álbum, o êxito deste primeiro trabalho de Peter Gabriel não foi, de todo, comparável ao de Security, o último dos quatro homónimos que chegou à primeira posição das tabelas inglesa e canadiana. Peter Gabriel, o primeiro, ficou pela sétima posição no Reino Unido e pelo 38º lugar nos Estados Unidos da América.

Dos Genesis a colaborações com Kate Bush, Sinéad O’Connor e Milton Nascimento, o percurso do multifacetado músico inglês de 67 anos não se fica apenas pela música. Foi um dos fundadores do festival WOMAD em 1980 e é notório o seu empenho em causas sociais.

Por Portugal passou pela última vez em julho de 2012, no festival Super Bock Super Rock.

Rita Carmo

MD