Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

DR

O casamento mais “tóxico” dos anos 90 foi há 25 anos. Ela pintou os lábios, ele foi de pijama

Um dos casamentos mais falados do rock americano dos anos 90 aconteceu há 25 anos na praia de Waikiki, no Hawai. Kurt Cobain e Courtney Love fizeram juras eternas, mas a história seguiria outros caminhos

Conheceram-se em 1990 e casaram em 1992. Kurt estava nos Nirvana, Love na banda Hole, e foi das figuras de proa destas duas forças do rock americano que surgiu um dos casamentos mais marcantes e recordados da história do rock dos anos 1990.

Os convidados foram apenas oito, dada a relação conturbada do casal com alguns elementos da família e amigos mais próximos de Kurt Cobain, que acreditavam que Courtney Love incentivava comportamentos de risco (nomeadamente o consumo de heroína) do líder dos Nirvana.

Para além do pijama verde, que foi o "fato de gala" do noivo, entre o conjunto de momentos singulares destaca-se também a fotografia em que Dave Grohl posa entre os noivos, de mãos dadas com ambos. Notada foi a ausência de Krist Novoselic e da sua esposa, que recusaram marcar presença.

Dave Grohl entre os noivos

Dave Grohl entre os noivos

À data do casamento, a cantora estava grávida e, cerca de seis meses depois, nasce Frances Bean Cobain, a única filha do casal. Ainda antes de nascer, Frances (hoje com 24 anos) já integrava o imaginário Nirvana, já que do grafismo do single de "Lithium" (1991) faz parte uma ecografia sua.

A ecografia de Frances Bean

A ecografia de Frances Bean

Quando souberam que iam ser pais, Kurt Cobain estava numa clínica de reabilitação e Love acabou por assumir que consumiu heroína até ter conhecimento da gravidez. Ainda que provisoriamente, o bebé chegou mesmo a ser retirado aos pais, que conseguiram depois recuperar a custódia da filha através de um acordo com a proteção de menores.

Kurt Cobain e Courtney Love com a filha, Frances Bean

Kurt Cobain e Courtney Love com a filha, Frances Bean

Em 1993, Kurt Cobain e Courtney Love atuaram juntos no concerto solidário Rock Against Rape para angariar fundos para vítimas de abusos sexuais em Los Angeles. As relações entre o casal deterioriar-se-iam pouco depois e o casamento terminou com a morte trágica do líder dos Nirvana em abril de 1994.

Em 2006, quando contava 14 anos, Frances Bean vestiu as mesmas calças de pijama que o pai levou ao casamento numa sessão fotográfica para a revista Elle.