Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

José Afonso

Gravações originais de José Afonso estão desaparecidas

Fitas de estúdio do músico poderão ter sido vendidas a uma empresa estrangeira

As gravações originais de José Afonso em estúdio, vulgo masters, encontram-se em parte incerta. Estas mesmas gravações poderão ter sido vendidas pela editora Movieplay, que se encontra em processo de insolvência, a uma empresa estrangeira. Recorde-se que a Movieplay detinha o catálogo da Orfeu, editora para a qual José Afonso gravou a maior parte da sua obra.

Este desaparecimento já terá sido detetado no ano de 2008, após um processo movido por Fausto Bordalo Dias contra a mesma editora.

Pedro Mendes, administrador de insolvência da Movieplay, confirma ao diário Correio da Manhã que estas fitas se encontram em paradeiro desconhecido, mas não assegura que as mesmas tenham sido vendidas. "Não foi possível concluir o inventário do património da empresa, porque os seus gestores estão em parte incerta e não colaboram com o processo", afirmou àquele jornal.

Segundo a rádio Antena 1, as fitas poderão ter ido parar a um apartado offshore em Delaware, nos Estados Unidos, mas também há quem sugira, ao jornal Público, que as mesmas estarão num armazém em Alcântara, bairro de Lisboa onde a Movieplay esteve sediada antes de abrir falência.

De acordo com o Público, as fontes das edições remasterizadas de 2012, sob reativado selo Orfeu, já eram cópias digitais dos masters em questão.