Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Geoffrey Weiss

Uma das bandas preferidas de Kurt Cobain vai voltar

As The Shaggs irão voltar ao ativo para um concerto no festival Solid Sound

Durante anos, as norte-americanas The Shaggs, banda composta por quatro irmãs, foram um dos fenómenos mais bizarros, e idiossincráticos, da história do rock.

A sua música encontra, ainda hoje, poucos pontos paralelos com qualquer outra, não sendo tocada de forma convencional ou canónica. Muitos acusam-nas de "não saber tocar", ao passo que outros são fascinados pela sua sonoridade.

Entre os seus fãs mais célebres estão Frank Zappa, o escritor Lester Bangs (que disse delas que eram "melhores que os Beatles") e Kurt Cobain, que indicou Philosophy of the World, álbum de 1969 e o único das Shaggs, como o seu quinto álbum preferido de sempre.

Após terem encerrado atividade em 1975 e voltado em 1999 para um único concerto, as The Shaggs irão regressar aos palcos este ano, atuando no festival Solid Sound, curado pelos conterrâneos Wilco.

De fora ficará a baterista Helen Wiggin, falecida em 2006, mas as restantes irmãs irão participar desta reunião, elas que também verão o seu álbum ser reeditado pela editora Light In The Attic. O Solid Sound realiza-se de 23 a 25 de junho, em North Adams, Massachusetts.