Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Shakira faz hoje 40 anos. E este é o seu percurso

Shakira Isabel Mebarak Ripoll, cantora de êxitos como “Whenever, Wherever” ou “Waka Waka (This Time for Africa)” nasceu na Colômbia a 2 de Fevereiro de 1977

A cantora que hoje celebra 40 anos começou aos 8 o seu percurso na música. A jovem de Barranquilla, na Colômbia, que já mostrava os seus dotes de cantora e bailarina na escola, aos 8 anos, ganhou os primeiros concursos de talentos com 10 e o seu primeiro álbum (Magia) foi lançado aos 14.

Shakira em 1991

Shakira em 1991

Veja-a a cantar ao vivo ainda adolescente:

Laundry Service (álbum de 2001 e o primeiro em língua inglesa) marcou a chegada de Shakira à cena pop mundial. “Whenever, Wherever” foi o single que a tornou conhecida nos mercados anglosaxónicos e os trabalhos da cantora que se seguiram solidificaram este sucesso.

“Hips Don’t Lie” (2006), “She Wolf” (2009) e “Sale el Sol” (2010) são alguns dos temas da cantora que mais se fizeram ouvir um pouco por todo o mundo.

Em 2007, notabilizou-se um dueto com Beyoncé intitulado "Beautiful Liar".

Em 2010, compôs e interpretou a música oficial do Campeonato do Mundo de Futebol que teve lugar, nesse mesmo ano, na África do Sul. "Waka Waka (This Time for Africa)", com a colaboração da banda sul africana Freshlyground, foi a canção oficial de um campeonato do mundo mais vendida de todos os tempos.

Nas gravações do videoclip, Shakira conheceu Gerard Piqué, futebolista do Barcelona FC e seu atual companheiro. Tiveram dois filhos: Milán Piqué Mebarak, com 4 anos e Sasha Piqué Mebarak, com 2.

Shakira e o filho mais velho, Milán, com o pai, Gerard Piqué, no estádio Nou Camp (Barcelona), em 2013

Shakira e o filho mais velho, Milán, com o pai, Gerard Piqué, no estádio Nou Camp (Barcelona), em 2013

Getty Images

Se os seus primeiros trabalhos são marcados pelos ritmos latinos, com o passar dos anos chega a influência do pop-rock e as canções tanto em espanhol como em inglês.

Fora da música, destaca-se o trabalho da cantora com crianças desfavorecidas na Fundação Pies Descalzos, na Colômbia, da qual foi fundadora, em 1997.

Shakira e o filho Milán, na Colômbia, numa iniciativa da Fundação Piez Descalzos, em 2014

Shakira e o filho Milán, na Colômbia, numa iniciativa da Fundação Piez Descalzos, em 2014

Em 2010 deu o último concerto em Portugal, no então Pavilhão Atlântico. Foi nessa sala, de resto, que aí se estreou entre nós em 2003. Pelo meio, assinalem-se também duas passagens pelo Rock in Rio-Lisboa (2006, 2010), outra investida no Atlântico (2007) e a partipação nos MTV Europe Music Awards, que em 2005 tiveram lugar na capital portuguesa.

Shakira em 2010 no Rock in Rio-Lisboa

Shakira em 2010 no Rock in Rio-Lisboa

Rita Carmo

Em 2014, Shakira escolheu Lisboa para gravar o video de "Dare (La La La)", música do seu último álbum.

MD