Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

U2 adiam lançamento do seu novo álbum por causa de Donald Trump

A banda irlandesa irá passar o ano em digressão, apoiada pelos 30 anos de The Joshua Tree

Os U2 adiaram o lançamento do seu novo álbum, Songs of Experience, devido à eleição de Donald Trump para presidente dos Estados Unidos. Quem o diz é o guitarrista da banda, The Edge.

Segundo este, o novo álbum dos U2 estava "praticamente terminado", tendo a grande maioria das canções ali presentes sido escrita no início de 2016. "Mas depois o mundo mudou de repente", justifica o guitarrista.

The Edge avisa que a banda poderá, até, passar o ano de 2017 a compor canções novas. "É essa a posição em que estamos. Arranjámos um espacinho para nós em nome da criatividade", diz.

O músico vê ainda um paralelo entre esta nova ordem mundial e os 30 anos de The Joshua Tree, que levarão a banda irlandesa numa digressão especial. "Esse disco foi gravado em meados dos anos 80, durante as eras Reagan e Thatcher", comentou.

"Foi um período da história marcado pela agitação social. Sentimos que estas canções ganharam todo um novo significado e resonância que não tinham há três, quatro anos", permitindo aos U2 celebrar, pela primeira vez, o seu passado - até porque "este é um momento especial, e este foi um álbum especial".

The Edge brincou ainda com a forma como os U2 irão editar o seu novo disco, depois do "fiasco" que foi o lançamento de Songs of Innocence, através da Apple. "O meu plano e do Bono é entrarmos em casa das pessoas e deixar-lhes um CD debaixo da almofada, mas o resto da banda não concorda com a ideia", gracejou.