Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Projeto Oupa! leva habitantes de Ramalde, no Porto, ao Rivoli

O espetáculo, com "mão" de Capicua e André Tentugal, acontece no domingo, no Porto, e tem entrada grátis

Lia Pereira

Lia Pereira

Jornalista

O projeto Oupa!, criado em 2015 pela Câmara do Porto, chega novamente aos palcos no próximo domingo, 18 de dezembro, pelas 17h.

O espetáculo tem entrada livre e nele se mostrará ao público o trabalho que os habitantes de Ramalde, no Porto, fizeram ao longo dos últimos meses, ao abrigo deste projeto.

Aquando do primeiro "episódio" desta aventura, no bairro do Cerco, André Tentugal, um dos mentores da iniciativa, explicou à BLITZ: "O Oupa Cerco é um workshop de música com todas as fases do processo, da criação da música, dos beats e da escrita das letras à gravação dos temas. Vamos produzir vídeos e fotografias promocionais, e ainda teremos uma parte de marketing digital que vou dar com a Ana [Capicua], onde vamos explicar estratégias de Facebook e YouTube".

Depois do Cerco, o Oupa! chegou a Ramalde. No site do Rivoli, pode ler-se que, mais uma vez, a ideia passou por "estimular o espírito do it yourself e promover o sentimento de pertença e de coesão, [criando um espaço] aberto à ação e à mudança, que estimule a autonomia artística e a proatividade, no reforço das identidades individuais e na construção de um espírito coletivo".

Além de Capicua e André Tentugal, o projeto contou com a participação de Vasco Mendes (vídeo), do DJ D-One e da psicóloga Gisela Borges, de quem nasceu a ideia original.