Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Cuidado: os hackers podem usar os nossos headphones para nos espiar

Um estudo de uma universidade israelita revela que um simples par de headphones pode ser utilizado como um microfone

Um grupo de investigadores da Universidade de Ben-Gurion do Negev, em Israel, lançou o alerta: um simples par de headphones poderá ser utilizado por hackers para espiar o utilizador.

A notícia foi avançada pela revista Wired, tendo os investigadores desenvolvido códigos que permitem transformar headphones em microfones de longo alcance, permitindo assim a captação de conversas privadas sem conhecimento do utilizador.

A notícia acaba por não ser novidade - os headphones e os microfones partilham dos mesmos princípios eletromagnéticos. A descoberta dos investigadores israelitas prende-se com o facto de ser possível alterar os chips de áudio RealTek, presentes em vários computadores por todo o mundo, da emissão de som para a captação de som.

"Isto permite que qualquer programa malicioso grave áudio mesmo se os headphones estiverem conectados a uma entrada output, e mesmo que o utilizador não tenha um canal para microfone", afirma a Wired. Segundo Mordechai Guri, que liderou a equipa de investigação, "todos os computadores de hoje em dia se encontram vulneráveis a este tipo de ataque", o que só será resolvido no futuro com a alteração dos chips em questão.