Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Bob Dylan não vai receber o Nobel da Literatura presencialmente

Depois de muita polémica, a Academia Sueca confirmou que o galardoado não vai estar presente na cerimónia de dezembro

Lia Pereira

Lia Pereira

Jornalista

Bob Dylan, galardoado este ano com o Nobel da Literatura, não marcará presença na gala de atribuição do prémio, em dezembro.

Segundo a Academia Sueca, o norte-americano fez saber, através de uma "carta pessoal", que gostaria de receber o prémio pessoalmente, mas que não poderá fazê-lo, devido a outros compromissos.

No seu site, a Academia lembra que Dylan não é o primeiro a não comparecer à cerimónia, lembrando os exemplos de Doris Lessing ou Harold Pinter, e que aguarda com expectativa a palestra que o laureado deverá dar nos seis meses que se seguem à data da gala, em dezembro. "É a única condição" a que a atribuição do Nobel condiciona o vencedor, explicam.

Na sequência da revelação do vencedor do Nobel da Literatura deste ano, os representantes da Academia tiveram dificuldade em contactá-lo. Dylan acabaria, mais tarde, por manifestar-se, dizendo-se "sem palavras" e agradecido pela distinção.

Bob Dylan tem concertos marcados até finais de novembro. A cerimónia de entrega do prémio acontece a 10 de dezembro, em Estocolmo, na Suécia.