Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Getty Images

The Edge, dos U2, surpreende estudantes de curso de Música Moderna

Guitarrista foi convidado especial do Instituto de Música Moderna do Reino Unido e Irlanda

Os alunos do Instituto de Música Moderna do Reino Unido e Irlanda tiveram, na semana passada, uma surpresa durante o dia da graduação: The Edge, guitarrista dos U2, foi convidado pelo Instituto a discursar.

O músico falou dos seus 35 anos de carreira ligados à banda irlandesa, e de como o sucesso dos U2 se foi construindo ao longo do tempo: The Edge revelou, aliás, que a banda quase foi proscrita pela sua editora após o lançamento de October, em 1991.

"Quando negociámos o nosso primeiro contrato discográfico com a Island Records, uma das coisas pelas quais lutámos foi pelo controlo criativo. E a editora disse-nos que nesse caso não nos poderia adiantar o dinheiro normalmente atribuído [às bandas] porque éramos um risco", revelou.

"Deram-nos o mínimo, e nós aceitámos. Vivemos todos numa casa nos primeiros anos de banda. Depois a Island Records decidiu apostar no War, o nosso terceiro disco, que vendeu bem, por isso ficámos seguros".

The Edge elogiou ainda o Instituto: "Quando estávamos na escola, beneficiámos da tutela de grandes professores de música. Estou contente por estar aqui e apoiar o que creio ser incrivelmente útil à cena rock em Dublin", disse.

No final, deixou um conselho aos futuros músicos. "O sucesso pode ser muitas coisas. Se tentarem demasiado o mundo perderá o interesse. A melhor maneira de ter sucesso comercialmente é ignorar o mundo e concentrar-se no trabalho", avisou.