Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Jorge Palma sobre Nobel de Bob Dylan: “Merece porque tem sabido elevar como ninguém a canção popular ao seu mais alto nível”

Músico português assistiu a um concerto de Dylan no festival Desert Trip na passada sexta-feira

Jorge Palma já reagiu ao Prémio Nobel da Literatura atribuído a Bob Dylan. O músico português esteve nos Estados Unidos e assistiu ao concerto de Dylan, entre outros, no festival Desert Trip.

"Este ano atribuíram ao Dylan o Prémio Nobel de Literatura, acabo de o saber dias depois de o ter visto actuar aqui na Califórnia, muito pouco comunicativo como sempre", começa por escrever Palma, "muito bem - e daí? O homem merece porque tem sabido elevar como ninguém a canção popular ao seu mais alto nível sócio-cultural e político, tendo ido buscar a sua força a sindicalistas como Woody Guthrie (seu émulo) e a sua aproximação a poetas da Beat-Generation teve decerto bastante importância no conteúdo e na forma da sua escrita".

O músico diz ainda que "esta distinção poderia ser dada a muitos outros mas fico contente por ser Bob o escolhido este ano. Até sinto que tenho a minha comparticipação neste louvor por desde sempre ter estudado a fundo a sua escrita, intuído o seu alcance e ajudado a difundir a sua obra. Parabéns Bob, vais ficar ainda mais empertigado e eventualmente aumentar o teu cachet...".

Ouça também, abaixo, o depoimento de Jorge Palma sobre a polémica que estalou sobre o facto de o prémio de literatura ter sido atribuído a um músico.