Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Bob Dylan

Daniel Kramer

Bob Dylan ganha Prémio Nobel da Literatura

Academia Sueca destaca o facto de o músico ter “criado novas expressões poéticas dentro da excelente tradição de canções americana”

Bob Dylan é o vencedor do Prémio Nobel da Literatura de 2016, foi anunciado há momentos. A Academia Sueca, que atribui os reputados galardões destaca o músico e escritor norte-americano "por ter criado novas expressões poéticas dentro da excelente tradição de canções americana".

Nascido em 1941 no estado do Minnesota, Bob Dylan começou a tocar em bandas durante a adolescência e cedo surgiu o seu amor pela música folk e os blues. Entre as suas grandes influências estão Woddy Guthrie, autores da Beat Generation e poetas modernistas.

Entre os seus álbuns mais aplaudidos estão The Times They Are A-Changin' (1964), Highway 61 Revisited (1965) e Blonde On Blonde (1966) e o músico deu ao mundo clássicos como "Like a Rolling Stone", "Subterranean Homesick Blues", "All Along the Watchtower", "Knockin' on Heaven's Door" ou "Mr. Tambourine Man".

O músico publicou também obras literárias como Tarantula (1971), a autobiografia Chronicles (2004) ou, mais recentemente, If Dogs Run Free (2013) e If Not You (2016), reinterpretações de canções suas direcionadas ao público infantil, com a ajuda dos ilustradores Scott Campbell e David Walker, respetivamente.