Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Leonard Cohen

Leonard Cohen está “pronto para morrer”

O músico, de 82 anos, irá editar um novo álbum no próximo dia 21 de outubro

Aos 82 anos de idade e com novo álbum a caminho - You Want It Darker, que chega às lojas no dia 21 de outubro - Leonard Cohen diz-se "pronto para morrer". Ao jornal norte-americano The New York Times, o músico e poeta deu a entender que a sua saúde já não lhe permite encetar grandes digressões ou trabalhos de maior.

Cohen afirmou ainda que, provavelmente, não haverá outro álbum após You Want It Darker, ainda que tenha algumas canções inacabadas e por gravar. "Não sei se as conseguirei terminar. Talvez, quem sabe? Talvez consiga um segundo fôlego [para o fazer]", desabafou.

"[No entanto] não vou ligar-me a qualquer tipo de estratégia espiritual. Não me atrevo, tenho trabalho a fazer. Estou pronto para morrer, espero que não seja desconfortável".

Segundo o artigo nesse mesmo jornal, o músico poderá eventualmente editar um livro com poemas seus, complementados com notas interpretativas. "A grande mudança é a proximidade da morte", afirmou. "Gosto de unir as pontas soltas. Se não o conseguir, tudo bem. Mas o meu ímpeto natural é terminar o que comecei".

A morte de Marianne Ihlen, a "musa" de Cohen e a figura por detrás do emblemático tema "So Long, Marianne", poderá ter pesado nesta sua nova perspetiva. Ihlen faleceu de cancro no passado verão, tendo-lhe o músico escrito uma carta em que dizia que se lhe juntará "muito em breve".