Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Tom Waits

Tom Waits em batalha legal com artista de circo francês

Músico norte-americano pede 500 mil euros de indemnização pela utilização não autorizada da sua música

Tom Waits está numa batalha legal com o artista de circo francês Bartabas que utiliza 16 canções suas no seu espetáculo "On Achève Bien les Anges", uma ópera equestre.

Segundo o jornal britânico The Guardian, o músico norte-americano diz que nunca aprovou a utilização da sua música e que a situação "viola a integridade" do seu trabalho, pedido 500 mil euros de indemnização.

Um tribunal francês rejeitou a primeira queixa de Waits, pelo que Bartabas continua a apresentar o espetáculo em França, mas a segunda queixa poderá impedi-lo de levar "On Achève Bien les Anges" ao Reino Unido.

"Eu recuso todo os pedidos comerciais e raramente colaboro ou dou o nome ou trabalho em coisas que me são alheias", diz Waits, "é uma escolha minha ser ou não ser pago. E esse valor foi-me tirado e explorado para proveito e promoção da carreira de Bartabas e a sua ideologia religiosa e política, que nem eu nem as canções escolheram expressar".

Bartabas diz que tentou contactar o agente de Waits para pedir permissão para utilizar as canções e também que pagou 400 mil euros ao músico.