Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Getty Images

Mais um Radiohead a solo: agora é o guitarrista Ed O'Brien

O músico britânico irá editar o seu primeiro álbum a solo em 2017

Depois de Thom Yorke, Jonny Greenwood e Philip Selway, será a vez do guitarrista dos Radiohead, Ed O'Brien, editar um disco a solo.

Foi o próprio quem o avançou numa entrevista à BBC 6 Music, explicando que a maior inspiração para o disco foi o período em que viveu no Brasil, com a sua família, há alguns anos.

Período esse que poderia até ter implicado um álbum de Radiohead sem a sua colaboração: "Disse [à banda] que ia viver durante um ano no Brasil, e para não sentirem que não podiam fazer um álbum - façam-no sem mim, eu depois apareço ou algo assim", contou, acrescentando que "tinha tido várias aventuras com esta banda, queria ter uma aventura com a minha família".

Após alguns testes, O'Brien foi deixando de parte a ideia de um álbum a solo até ao dia em que foi ao Carnaval do Rio. "É o maior espetáculo do mundo", afirmou. "Foi a melhor coisa que já experienciei em termos musicais: toda a gente canta, deve haver umas 4 mil pessoas a desfilar. Só pensava: a música pode ser assim", explicou.

A experiência foi tal que o motivou a planear um disco, ainda sem título e com o seu lançamento previsto para 2017. Entretanto, na mesma entrevista, o músico revelou ainda que as sessões dos Radiohead nos Third Man Studios, de Jack White, provavelmente não verão a luz do dia.