Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Flashback: recorde a homenagem de três músicos dos Pink Floyd a Syd Barrett, dez meses depois da sua morte

David Gilmour, Nick Mason e Rick Wright homenagearam o ex-colega durante um concerto em Londres, em 2007

Syd Barrett não foi apenas um dos membros fundadores dos Pink Floyd; foi um símbolo do lado mais freak da banda britânica, sendo o compositor principal de The Piper at the Gates of Dawn (álbum de estreia dos Pink Floyd e, discutivelmente, o seu trabalho mais "psicadélico") e tendo colaborado também em A Saucerful of Secrets.

Após uma vida perturbada, durante a qual se manteve regra geral afastado da música - e da sociedade -, Barrett morreu em 2006, vítima de um cancro no pâncreas. Os seus antigos colegas de banda prestar-lhe-iam tributo menos de um ano depois, durante uma espécie de reunião, em Londres.

O concerto fez parte de um evento de homenagem a Syd Barrett, que teve lugar no Barbican Center, dez meses após a sua morte. No mesmo estiveram presentes nomes como Damon Albarn ou Chrissie Hynde, que interpretaram canções de Barrett.

David Gilmour, Nick Mason e Richard Wright (Roger Waters também estava presente no evento, mas não se juntou aos ex-colegas) propiciaram o momento da noite, ao subirem a palco para interpretar "Arnold Layne", o primeiro single editado pelos Pink Floyd. No final da noite terminariam com "Bike", uma das composições mais famosas de Syd Barrett.

Veja aqui três Pink Floyd a tocar "Arnold Layne" em 2007: