Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Jimmy Page: “As sessões que pensávamos ter perdido apareceram na net, depois de gravadas por um fã na Europa de Leste”

A BLITZ esteve em Londres para acompanhar o lançamento das BBC Sessions dos Led Zeppelin. Veja aqui parte da intervenção de Jimmy Page, publicada com mais pormenor na BLITZ de outubro, nas bancas daqui a uma semana

Lia Pereira

Lia Pereira

Jornalista

Jimmy Page apresentou este mês, em Londres, mais um "capítulo" da campanha de reedições dos Led Zeppelin que tem vindo a orquestrar.

Depois de reeditados todos os discos de estúdio da sua banda, agora o guitarrista e produtor tratou de recuperar as BBC Sessions originalmente lançadas em 1997 - mas gravadas entre 1969 e 1971.

Entre as novidades, consta uma sessão que os músicos julgavam ter-se perdido.

Conta Jimmy Page: "Numa das sessões que os Led Zeppelin fizeram, num programa da BBC World Service, tocámos dois temas blues de Willie Dixon, mais a 'You Shook Me', a 'Can’t Quit You Baby', e ainda criámos uma canção naquele preciso momento, chamada 'Sunshine Woman'. Há coisa de 20 anos, revisitei as canções da BBC e lançámo-las em CD. Nessa altura, aquela sessão não apareceu; ficámos a pensar que a BBC teria perdido as fitas ou que alguém teria gravado por cima".

"Isto é completamente inacreditável, mas a história que me contaram é que essas faixas apareceram na internet, e claro que houve logo um grande entusiasmo à volta da 'Sunshine Woman', que as pessoas pensaram que era um outtake do Led Zeppelin II. Mas não era – foi feita em estúdio. Esta gravação que apareceu foi, aparentemente, feita na Europa de Leste por alguém que devia ser nosso fã e que, com um microfone, gravou tape to tape. Acabou por sair em bootleg, nós conseguimos ter acesso a estas três canções que nos faltavam e o John Davis fez um belo trabalho a remasterizá-las".

Para saber mais sobre as BBC Sessions, apresentadas por Jimmy Page em Londres, consulte a BLITZ de outubro, nas bancas a 30 de setembro, ou seja, daqui a uma semana.