Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Bono, dos U2: “Donald Trump é, potencialmente, a pior coisa que aconteceu à América”

O vocalista da banda irlandesa teve palavras muito duras para com o candidato à presidência dos E.U.A.

Bono, vocalista dos U2, esteve recentemente no programa de televisão CBS This Morning, do canal norte-americano CBS, para falar da sua luta contra a pobreza no mundo e do seu lado ativista. A dada altura, o músico comentou igualmente as eleições presidenciais nos E.U.A., que se realizam no próximo mês de novembro.

Afirmando que a ideia de América "foi a melhor que o mundo já teve", Bono mostrou-se agastado com Donald Trump, candidato pelo Partido Republicano. "É potencialmente a pior ideia que que já aconteceu à América. Pode destruí-la, porque a América não é um país", explicou.

"A América é uma ideia, construída em torno da justiça e da igualdade para todos. Acho que ele sequestrou o Partido Republicano, e está a tentar sequestrar a ideia de América. E isso é muito perigoso", concluiu.

Questionado sobre o facto de Trump estar, nas sondagens, lado a lado com Hillary Clinton, candidata pelo Partido Democrata, Bono mostrou-se mais compreensível: "Não vou diminuir os apoiantes de Trump ou menosprezar a sua fúria, porque sinto que, de certa forma, eles perceberam correctamente que os partidos centrais não são claros", afirmou.

Apesar de não poder votar, o músico mostra-se preocupado com o possível resultado das eleições. "Sou irlandês. Não tenho direito de voto. E não posso dizer às pessoas em quem votar, nem quero, mas tenho uma voz - e posso dizer que quem quer que se sente naquele escritório [na Casa Branca] afecta toda a gente deste mundo", afirmou.