Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

The Stranglers, históricos do punk, grátis em Beja

A banda de “Golden Brown”, “La Folie” e “Always the Sun” atua no Alentejo em outubro

Os britânicos Stranglers são presença confirmada do concerto de abertura da RuralBeja, a dia 6 de outubro, no Parque de Feiras e Exposições da cidade. Integrado na programação do certame, que decorre na capital do Baixo Alentejo de 6 a 9 de outubro, o concerto dos Stranglers faz parte da digressão "Black & White" e é de entrada livre.

Da formação original dos Stranglers - banda que no final dos anos 70 e início dos 80 se afirmou como uma das mais emblemáticas do punk e da new wave - constam Jean-Jacques Burnel (baixo, voz), Dave Greenfield (teclados) e Jet Black (bateria), embora este último, devido à sua idade avançada, já não se apresente ao vivo (é substituído por Jim MacAulay). O atual guitarrista é Baz Warne, na banda desde 2000 e desde 2006 a assumir as funções de vocalista principal. Recorde-se que Hugh Cornwell, a voz dos principais êxitos dos Stranglers, saiu em 1990 (sendo substituído por Paul Roberts nos 16 anos que se seguiram).

Formados em 1974 na cidade inglesa de Guildford, perto de Londres, os Stranglers editaram o primeiro álbum, Rattus Norvegicus, em pleno turbilhão punk, três anos depois. Desde então, lançaram mais 16 álbuns, tendo o seu período de maior fama sido registado entre 1977 e 1981 - provém desses cinco anos o manancial mais significativo de sucessos do grupo, de "Peaches" a "No More Heroes" ou "Golden Brown".

A RuralBeja é uma feira de agropecuária que, pode ler-se em comunicado de imprensa, "pretende promover o desenvolvimento sustentável e integrado da região".