Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Está a ser feito um álbum com música só para gatos

A Universal quer editar, em breve, um álbum destinado a estes animais de estimação

A Internet age, por vezes, como um espelho da humanidade; e, como é certo e sabido, a Internet adora gatos. Daí que tenha apostado, também, na criação de um álbum destinado a estes simpáticos felinos.

Passamos a explicar. O violoncelista David Teie, professor de música na Universidade de Maryland, Estados Unidos, decidiu lançar no ano passado um projeto através do Kickstarter denominado "Music For Cats", que consistirá, tal como o nome indica, em música feita propositadamente para gatos.

A Internet, evidentemente, adorou a ideia - o objetivo de Teie, que era alcançar os 20 mil dólares em financiamento (18 mil euros), foi ultrapassado em larga escala, chegando a atingir dez vezes esse valor.

O álbum está agora em fase de composição, e irá incluir sons passíveis de serem detectados, e apreciados, por estes animais, como o ronronar e o amamentar. O álbum será editado pela Universal Music e tem como premissa "acalmar e dar prazer a gatos, por oposição a deixá-los escitados".

A ideia pode parecer insólita mas, na verdade, estudos mostram que os animais - e não só os gatos - são igualmente capazes de disfrutar de música que tenha sido composta com sons que consigam reconhecer. Em declarações ao jornal britânico The Guardian, o professor espera que, dentro de um século, "se ensine às pessoas que, antes, a música era apenas para humanos", acrescentando que "ridículo é que apenas uma espécie animal tenha música disponível para si".