Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Como foi criado o tema da série “Seinfeld”

Conheça Jonathan Wolff, o responsável por um dos temas mais icónicos da televisão norte-americana

A linha de baixo que constitui o tema de abertura de Seinfeld é, muito provavelmente, um dos mais icónicos dos anos 90. O curioso? É que nem sequer foi composto num baixo!

O responsável pelas notas que se escutaram no início de cada episódio da popular série de televisão é Jonathan Wolff, músico profissional de Los Angeles que passou dos clubes de jazz para os estúdios.

Wolff construiu um verdadeiro império em torno dos temas para séries de televisão, baseando-se em Burbank, na Califórnia, mesmo às portas de Hollywood. Will & Grace, por exemplo, é outra das séries que contou com os seus préstimos.

No que a Seinfeld diz respeito, Wolff compôs o tema num sintetizador, acrescentando-lhe ruídos diversos, alguns dos quais recorrendo a não mais que a sua própria boca. Outra curiosidade: em todos os episódios - 180, ao longo de nove temporadas - a música que se ouvia era sempre diferente.

À Noisey, Wolff explicou que chegou até Jerry Seinfeld através do comediante George Wallace, um seu grande amigo, que o propôs ao primeiro. "[Jerry Seinfeld] queria que o seu programa abrisse consigo a fazer stand-up comedy num clube pequeno, e queria juntar-lhe música", conta. "Algo que servisse como assinatura, facilmente identificável, peculiar, que se pudesse usar como título".

Relembre o tema para Seinfeld em baixo, e leia a entrevista completa de Wolff através deste link.