Blitz

Uma parceria com o jornal EXPRESSO

siga-nos

Perfil

Notícias

Conferência internacional sobre David Bowie este mês em Lisboa

O congresso interdisciplinar David Bowie Interart|text|media acontece na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, no final deste mês. No último dia há um evento de entrada livre

Lia Pereira

Lia Pereira

Jornalista

De 22 a 24 deste mês, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa acolhe uma conferência internacional sobre David Bowie.

Ao longo destes quatro dias, numerosos estudiosos vão analisar a obra do britânico, que morreu no início deste ano, e o seu legado em várias plataformas e esferas da arte.

A música e as letras de Bowie, mas também os seus vídeos e as ligações ao cinema, ao teatro, à televisão, à internet e às artes performativas, estarão em destaque.

Os preços de inscrição variam entre 80 euros (para estudantes) e 130 euros (tarifa geral).

Os títulos de algumas apresentações refletem a orientação que a conferência deverá ter: Bowie’s endless self-reinvention as a form of immortality: The Narcissus myth represented in Velvet Goldmine, pela turca Zeynep Naz Inansal; David Bowie’s Performing Bodies: Intermediality, gestural migration and collaborative process in music video, pela neo-zelandesa Lisa Perrott, ou David Bowie: the reconfiguration of avant-garde in the post–World War II period, a cargo da francesa Raquel Schefer. O programa completo está aqui.

No último dia, há um evento gratuito: uma mesa-redonda com convidados de várias áreas artísticas, seguida por uma sessão de DJing, na Culturgest.

A mesa redonda será moderada por Isilda Sanches, contando com a participação do cineasta Manuel Mozos, dos músicos Rui Pregal da Cunha e Vítor Rua e do jornalista e crítico de música Vítor Belanciano.

Na sessão de DJ estarão Miguel Sá (curador do evento, músico e DJ), Rui Pregal da Cunha (ex-vocalista dos Heróis do Mar) e Svenska (DJ). O dress code, opcional, é bowieano.

A mesa redonda acontece entre as 17h e as 18h15, no Pequeno Auditório da Culturgest, e a sessão de DJ na Garagem Culturgest, entre as 18h30 e as 20h30.